sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Evoluçao de uma marca
Evoluçao da Marca NIKE
A Marca mais do que uma assinatura é um nome, uma designação, uma
denominação ou qualquer outro sinal (desenho, emblema, logotipo) que serve para
distinguir ou identificar os produtos de um determinado fabricante ou o objecto (ou
sujeito) de uma actividade comercial ou industrial, tendo uma importância estratégica
sobremaneira relevante.
A importância estratégica da marca assenta nos seguintes factores:
i) factor de identificação;
ii) factor de diferenciação;
iii) factor de memorização.
A definição dos objectivos estratégicos da marca pode ser caracterizada através do
grau de importância a atribuir aos seguintes aspectos:
- identificação clara do produto;
- instituição de diferenciação nos consumidores;
- fomento memorização;
- transmissão de personalidade do produto;
- utilização como suporte de novos produtos;
- possibilidade de construir e transmitir uma conotação positiva do produto;
- a não restrição do campo de acção futuro da empresa.
É neste sentido que é necessário fazer ressaltar a seguinte ideia - a marca é muito
mais do que um mero significante, pois a sua imagem, que é a sua manifestação visível,
é sobremaneira importante.
A imagem de uma marca é caracterizada por um conjunto de ideias, convicções e
sensações que se prendem à própria marca em função da publicidade e dos atributos do
produto.
Fica assim claro que:
i) uma marca é muito mais do que a colocação de um nome numa embalagem. A
construção de uma marca tem a ver com a criação e manutenção do valor para o
cliente. Tal passa por um produto mais bem fabricado, uma embalagem mais
conveniente ou um serviço pós-venda mais acessível e responsável;
ii) a criação de marcas está ainda ligada a uma acção deliberada para combater a
tendência do mercado no sentido do consumo indiscriminado. Na ausência de uma
construção de marca eficaz é natural que os consumidores encarem todos os
produtos disponíveis como parecendo e sendo semelhantes. Neste tipo de mercado
de bens de consumo o preço mais baixo, muitas vezes acompanhado pela margem
mais reduzida, bate inapelavelmente os rivais;
iii) o valor para o consumidor não depende apenas da opinião do comprador. A
maior parte das vezes é criado através de um produto ou de serviço superior;
iv) as recompensas de uma construção de marca eficaz são numerosas. As que
prometem fornecer um valor diferenciado para o consumidor são, geralmente, mais
lembradas, possuem um maior número de consumidores fiéis, estão mais protegidas da concorrência e aumentam o poder de negociação do fornecedor relativamente
aos canais de comercialização.
Mas uma grande marca não é tão fácil de encontrar como se julga. As grandes
marcas são por vezes antigas. Têm necessidade de tempo para construir a sua
notoriedade e estabelecer, solidamente a sua legitimidade. Porém hoje, as modernas
técnicas de marketing permitem criar marcas rapidamente, pelo que se tem vindo a
assistir a uma explosão de marcas.
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